Teve lugar, em Nampula, no Município da Ilha de Moçambique, o 3º Diálogo Sectorial sobre Economia, Comércio e Investimento. Trata-se de um mecanismo operacional de acompanhamento das acções estratégicas imprescindíveis para a dinamização e o incremento das trocas comerciais entre Moçambique e a União Europeia.
O 3º Diálogo Sectorial Moçambique – União Europeia abordou, em detalhe, sobre a implementação do Acordo de Parceria Económica EU-SADC vigente, a Facilitação de Comércio e Investimentos, a melhoria do ambiente de negócios e a competitividade das micro, pequenas e médias empresas para facilitar a sua inclusão nas cadeias de investimento europeu, o seguimento das oportunidades de apoio e projectos anunciados durante o Fórum de Investimentos Moçambique – UE “Global Gateway”, ocorrido em Novembro de 2023.
À margem do evento, foi realizada uma Mesa Redonda de Negócios e Investimentos Moçambique – União Europeia, dedicada ao sector privado das duas partes.
Para Silvino Moreno, Ministro da Indústria e Comércio, é estrategicamente importante, que se prossiga de forma consolidada com o modelo de Diálogo nas províncias, sempre associados a Mesa Redonda de Negócios e Investimentos, como um compromisso mútuo em reforçar a relação comercial, divulgar as potencialidades do sector privado local e capitalização das oportunidades existentes ao abrigo do Acordo de Parceria Económica.
O evento iniciou com uma actividade de campo, com a visita ao Porto de Nacala e a alguns empreendimentos estratégicos estabelecidos na Zona Económica Especial para além de projectos, empresas e instituições que fazem parte do ecossistema que também contribui para dinamização da cooperação económica entre Moçambique e a União Europeia.
Segundo ANTONINO MAGGIORE, Embaixador da União Europeia em Moçambique, o Diálogo, serviu para rever o estado do comércio conjunto, e o acordo preferencial que oferece muitas oportunidades para aprofundar nossas relações comerciais, que é o Acordo de Parceria Económica (APE) SADC-UE. “Precisamos de refletir sobre como podemos fazer um melhor uso do APE, explorando todo o seu potencial, não só para aumentar o comércio entre Moçambique e a UE, mas também dentro da região e dentro do continente, isto também em apoio ao Acordo de Comércio Livre Continental Africano’’ Disse!
O evento que decorreu sob o lema “Promover a Facilitação do Comércio, Investimentos e Parceria Económica” foi dirigido por Sua Excelência SILVINO AUGUSTO JOSÉ MORENO, Ministro da Indústria e Comércio, em representação do Governo de Moçambique, acompanhado pela respectiva delegação, e Sua Excelência ANTONINO MAGGIORE, Embaixador da União Europeia em Moçambique, acompanhado por Embaixadores, Encarregados de Negócios e Representantes dos Estados Membros da União Europeia presentes em Moçambique.
Participam, igualmente, Sua Excelência JAIME BESSA AUGUSTO NETO, Secretário de Estado, e Sua Excelência MANUEL RODRIGUES, Governador da Província de Nampula.