Outras Instituições Governamentais que Intervêm no Comércio

Existem outras instituições do Estado que têm um papel a desempenhar no comércio internacional. Incluem o Tribunal Aduaneiro, para onde o governo pode encaminhar casos contra os operadores do comércio. O Ministério da Saúde mantém uma base de dados de importadores e exportadores de medicamentos e aprova as licenças de importação e exportação de substâncias médicas, enquanto o Ministério do Interior (Polícia da República de Moçambique) desempenha um papel, por exemplo, na importação e exportação de armamento e explosivos. O Instituto Nacional dos Transportes Terrestres (INATTER) é responsável por atribuir números de matrícula a viaturas importadas. 

A Agência de Promoção de Importações e Exportações (APIEX) , um órgão tutelado pelo Ministério da Indústria e Comércio, fornece informações aos investidores que procuram importar e exportar de Moçambique e organiza a feira anual de comércio internacional, a FACIM. Existem também órgãos de promoção de exportações específicos aos sectores, tais como o Instituto Nacional do Caju (INCAJU ), o Instituto Nacional do Algodão (IAM), etc.

O Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) também desempenha um papel na definição de normas de qualidade nacionais.